domingo, 5 de junho de 2011

Museo Municipal de Playa Girón Cuba

El Museo Municipal de Playa Girón destaca el lugar donde, por vez primera, el Imperialismo yanqui sufrió su primera y gran derrota en América Latina.

El Memorial está dedicado a la batalla librada por el pueblo cubano contra los mercenarios que apoyados por fuerzas aeronavales norteamericanas invadieron por Playa Girón al sur de la Bahía de Cochinos, del 17 al 19 de abril de 1961, la Ciénega de Zapata, con el firme propósito de destruir a la joven Revolución cubana.



Revista Digital Nueva Museología

Misión de la Revista Digital Nueva Museología

La Revista “Nueva Museología” se crea con la misión de divulgar los principios de la Nueva Museología como objeto principal de análisis, y las teorías museológicas que le dieron origen. 

Generará un espacio de encuentro, debate y reflexión para los profesionales de la disciplina como así también a filósofos, antropólogos y todo aquel que le interese este campo de acción cultural 

Con este accionar se pretende construir un corpus teórico-epistemológico propio, que refleje nuestra identidad y el modo de ser latinoamericano, para facilitar el intercambio de ideas y experiencias con la región y la comunidad internacional.
LA EDITORIAL


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Guia dos Museus Brasileiros já está disponível na internet

O Guia dos Museus Brasileiros já está disponível para consulta e download neste site. Elaborado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), o guia traz dados como ano de criação, situação atual, endereço, horário de funcionamento, tipologia de acervo, acessibilidade, infraestrutura para  recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de mais de 3 mil museus já mapeados pelo Ibram em território nacional. O material foi dividido por região, para facilitar o acesso. Clique para acessar:

Museus da Região Norte

Museus da Região Nordeste

Museus da Região Centro-Oeste

Museus da Região Sudeste

Museus da Região Sul

Museus extintos, incorporados e renomeados, museus em implantação e museus virtuais

Constam da publicação um total de 3.118 museus, incluindo 23 museus virtuais. As regiões Sudeste (1.150), Sul (874) e Nordeste (709) são, nessa ordem, as que apresentam maior quantitativo de museus.

As informações foram organizadas de modo a facilitar a consulta pelo usuário. Os museus estão divididos por região, estado e município. Legendas com símbolos indicam os dados citados. Ao final da publicação, um índice remissivo relaciona os nomes de todas as instituições.

Cadastro Nacional de Museus – Primeiro produto editorial do Cadastro Nacional de Museus, do Ibram, o Guia é o mais atual e o mais completo já produzido na área no Brasil. A expectativa é de que ele facilite o acesso do público aos acervos brasileiros e promova a difusão de informações sobre o setor museal no país.  
A versão impressa da publicação, com cerca de 600 páginas, foi lançada em 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) pelo Ibram e será distribuída aos museus que integram a publicação. A reprodução dos conteúdos é permitida, desde que citada a fonte.

Museus que quiserem atualizar seus dados na publicação devem encaminhar as informações para o e-mail cnm@museus.gov.br

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação do Ibram: ascom@museus.gov.br e (61) 9619-5445
Bruno Aragão: (61) 2024-4302
Tatiana Beltrão: (61) 2024-4035
Aline Fonseca: (61) 2024-4034

Fonte: IBRAM

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Abertas inscrições para Curso de Estudos Avançados de Museologia

Estão abertas até 27 de junho as inscrições para o II Curso de Estudos Avançados de Museologia (II CEAM), que será realizado entre os dias 1º e 28 de agosto, em Salvador (BA). O curso é promovido pela Associação Brasileira de Museologia e tem a colaboração científica da Unidade Funcional de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O pré-requisito para a inscrição é que o(a) candidato(a) possua título de Mestre obtido em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil ou pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Saiba mais

O curso terá duração de 175 horas (ministradas em tempo integral) e o certificado de conclusão será reconhecido, a partir do preenchimento dos demais requisitos, como equivalente à parte curricular, para efeito de prosseguimento de estudos, no Curso de Doutoramento em Museologia na ULHT.

O CEAM conta com o apoio e a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), da Diretoria de Museus do Estado da Bahia (Dimus/IPAC/Secult) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Data de Publicação: 27/05/2011

Brasil e Portugal firmam acordo de cooperação na área museal

O Ibram e o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) de Portugal (vinculado ao Ministério da Cultura português) assinam protocolo de cooperação nesta semana. O acordo prevê compartilhamento de informações técnicas e de boas práticas na área museal, além de identificação de oportunidades de colaboração e intercâmbio entre os museus da Rede Portuguesa de Museus e do Sistema Brasileiro de Museus.

Ações conjuntas de formação e capacitação e elaboração conjunta de projetos no âmbito do programa Ibermuseus são outros pontos previstos. O acordo será assinado nesta segunda-feira (30/5), em Lisboa, pelo presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, e o diretor do IMC, João Brigola.

Em Portugal, Nascimento e a coordenadora geral de Sistemas de Informações Museais do Ibram, Rose Miranda, também participam de reunião de trabalho do projeto Acesso digital ampliado ao Patrimônio Museológico dos Países de Língua Portuguesa, desenvolvido pelo Ibram e IMC com apoio do Ibermuseus.

O projeto objetiva estabelecer cooperação técnica entre os países lusófonos para desenvolver padrõese linguagens documentais comuns, permitindo a integração entre os sistemas de catalogação e gestão de acervos museológicos das nações envolvidas. Os representantes do Ibram participam ainda de seminário sobre os sistemas Matriz, destinados ao inventário e gestão de patrimônio móvel e imaterial.

 Fonte: Ascom Ibram

Data de Publicação: 30/05/2011

Brasil e Uruguai farão intercâmbio no setor museológico

A cooperação e o intercâmbio entre museus brasileiros e uruguaios foi um dos pontos firmados no Protocolo de Intenções entre o Ministério da Cultura do Brasil e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai. O protocolo é parte dos 16 termos de cooperação bilateral assinados durante visita oficial da presidenta da República, Dilma Rousseff, ao Uruguai.

De acordo com o documento, Brasil e Uruguai  estimularão a cooperação entre seus museus e o intercâmbio de informações e experiências relativas à conservação de acervos e políticas para a gestão e organização do setor museológico, capacitação e qualificação de recursos humanos para museus, bem como incentivarão a difusão e o intercâmbio de suas manifestações culturais.

Os dois países também se comprometeram a desenvolver ações conjuntas no âmbito do programa Ibermuseus, promovendo a educação e formação de profissionais em técnicas de gestão, e estabelecendo mecanismos para a expansão da capacidade educativa dos museus, bem como para sua divulgação.

As atividades a serem implementadas vão fazer parte de um Plano de Trabalho que será, a partir de agora, definido entre os países, sempre de comum acordo, tendo em vista as prioridades estabelecidas pelas áreas a que dizem respeito. Os aportes financeiros para a realização das tarefas previstas nos itens do protocolo também serão ainda definidos. O acordo celebrado em Montevidéu começa a vigorar na data de sua assinatura e a sua vigência será de três anos, prorrogável automaticamente por períodos de igual duração.

Manifestações culturais

O Protocolo abrange uma série de ações, dentre elas, as de cooperação, intercâmbio e divulgação mútua das experiências e manifestações culturais brasileiras e uruguaias; de promoção da cidadania e da proteção do patrimônio cultural material e imaterial; além de ações de fortalecimento das atividades da cultura, levando-se em conta a diversidade cultural, étnica e linguística.

Em 2010 teve início o diálogo entre os dois países com o objetivo de promover e apoiar diversas iniciativas culturais conjuntas na região da fronteira Brasil-Uruguai. Em julho do mesmo ano, a Carta da Fronteira reuniu as demandas apresentadas pelas lideranças municipais, após encontro ocorrido em Santana do Livramento.

Fonte: Ascom/Ibram/MinC
Data de Publicação: 31/05/2011

"Dirigente do MST baiano necessita de doação de sangue

O companheiro Josuel Gustavo dos Santos articulador do Território do Recôncavo e dirigente do MST, único sobrevivente do acidente de carro na BA 101- Rio Branco (próximo a entrada de Arataca), que aconteceu no último dia 21, e vitimou quatro companheiros do MST baiano, ainda encontra-se internado em estado grave no hospital do Subúrbio, Salvador, Leito 19, necessitando com urgência de sangue de qualquer tipo.

Os doadores interessados devem dirigir-se a qualquer banco de sangue da capital baiana e informar apenas o nome do paciente que pretende beneficiar: Josuel Gustavo dos Santos. Após a efetivação da doação o comprovante deverá ser entregue no hospital em que o paciente encontra-se internado ou na sede do Partido dos Trabalhadores, Rio Vermelho. Neste último caso, o comprovante de doação deverá ser entregue ao secretário de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT BA, Waldir Tavares."

Fonte: Site do PT - Bahia

Bens Arqueológicos em Destaque na Chapada Diamantina