A Biblioteca Abdias do Nascimento foi inaugurada no dia 30 de maio de 2008, no bairro de Escada, subúrbio ferroviário de Salvador – Ba, sendo a primeira biblioteca comunitária especializada em cultura afro-brasileira e africana do estado. Trata-se de uma iniciativa de educadores, militantes e artistas oriundos de diversos seguimentos, preocupados com o alto grau de preconceito e exclusão social vivenciado pelos moradores dessa região que são de maioria negra e tem na cultura e religiosidade afro o seu principal diferencial.
O projeto contou, para a sua criação, com o patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal através do Programa BNB de Cultura 2008.
Este projeto visa incentivar a leitura e a valorização da auto-estima entre os moradores das regiões menos favorecidas, de população majoritariamente negra, ao proporcionar o acesso aos livros produzidos por autores negros ou voltados para esta temática, servindo ainda de instrumento no apoio para a implementação da Lei 10.639/03, atual lei 11.645/08 (que estabelece o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas). Com isso, pretendeu-se possibilitar às comunidades desta região o acesso a estas fontes de cultura e informação através da literatura, gerando uma visão crítica do mundo, valorizando a potencialidade destes indivíduos, criando referências, despertando o interesse pela leitura e escrita, colaborando para a formação de cidadãos conscientes e estimulados a lutar pela melhoria das suas condições de vida.
O projeto vem sendo apoiado por diversos seguimentos da sociedade que tem colaborado por meio de doações diversas para o acervo. Podemos citar como exemplo, o apoio recebido de instituições como a Petrobrás, Edições Maianga, Fundação Cultural Palmares, Portfolium, dentre outras, por meio de doação de materiais de livros, periódicos e material informativo. A biblioteca tem recebido a visita de um número cada vez maior de pessoas, entre estudantes, pesquisadores, educadores, artistas, lideranças religiosas, ONG's e membros da comunidade em geral, não se limitando apenas aos moradores do subúrbio ferroviário.
O acesso ao acervo é livre, sendo realizado de segunda à quinta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17h, contando com um funcionário responsável pela orientação do público. Em nosso acervo, existem livros infantis, pedagógicos e técnicos, material para formação de professores e voltados para as artes e religiões de matriz africana. São realizadas ainda, diversas atividades. São elas: as mostras de Cinema Negro, que são abertas a todos os públicos e sempre seguidas de bate-papos. O Ajeun Cultural, um momento de confraternização onde são servidas iguarias da culinária afro e realizadas intervenções artísticas com poesia, leitura dramática, teatro e música. O Curso de Língua e Cultura Yorubá, onde são utilizadas canções, mitos e ditados tradicionais para o ensino desta língua africana, através de aulas práticas. Os Bate-Papos Pedagógicos, direcionados a educadores, discutindo o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. O Projeto NaEncruza, que é um encontro com membros das religiões afro para discutir questões ligadas a esse grupo e o Projeto Omodé Griô que realiza contação de histórias e oficina de jogos africanos para crianças da comunidade.
Atualmente a Biblioteca Abdias do Nascimento está em fase de mudança para a sua nova sede localizada no bairro de Periperí, uma parceria formada com a Associação Recreativa Bonfim de Esporte, com inauguração prevista para o dia 16 de abril de 2011, visando ampliar suas atividades e facilitar o acesso dos usuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário