O Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) será apresentado à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados no dia 10/5, às 14h. O presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, mostrará os principais pontos do plano, que orienta a agenda política do setor museal para os próximos 10 anos. O convite para ir à Câmara foi resultado de requerimento do deputado Ângelo Vanhoni, em abril.
O documento é fruto de ampla discussão, de forma compartilhada, entre profissionais do campo museal e teve suas diretrizes elaboradas e aprovadas na 4ª edição do Fórum Nacional de Museus, em 2010. Antes disso, foram realizadas plenárias estaduais que mobilizaram representantes da área museológica, da sociedade civil e do poder público.
Segundo Nascimento, o PNSM torna-se especialmente estratégico no atual cenário da cultura brasileira, em que os museus vêm ganhando importância na vida cultural e social, sendo reconhecidos como agentes de transformação da sociedade e espaços de encontro e diálogo entre os mais diversos grupos sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário